Índice deste artigo:
Introdução - Como o Facebook pode ajudar sua empresa
Passo 1 - Crie uma página para a sua empresa
Passo 2 - Otimize a sua página
Passo 3 - Conecte seu Instagram à sua página
Passo 4 - Configure seu Meta Business Suite
Passo 5 - Publique conteúdo de valor
Quando se fala em rede social, uma das primeiras, senão a primeira, que vem à mente é o Facebook. Mas há muito tempo o Facebook deixou de ser simplesmente uma rede social para ser muitas coisas, principalmente uma ferramenta de trabalho.
Não importa o negócio que você possua, uma conta no Facebook usada com estratégia pode atrair novos clientes e aumentar o faturamento da empresa. Portanto, se você não usa a plataforma em sua empresa, pode ter certeza que está deixando dinheiro na mesa.
O Facebook pode ajudar sua empresa basicamente de 3 formas:
1. Novos clientes podem te encontrar;
2. Você pode alcançar novos clientes por meio de anúncios;
3. Você pode manter uma conexão direta com seus clientes por meio de mensagens.
Já que a Debiza é uma agência especializada em trazer soluções digitais, separamos pra você 5 passos sobre como usar o Facebook para alavancar o seu negócio.
1. Crie uma página para a sua empresa
Algumas pessoas usam seu perfil pessoal para divulgar seu negócio. Nada de errado com isso, mas se você quer ser visto como um profissional precisa ter uma página para a sua empresa. Podemos dizer que seu CPF é o seu perfil pessoal, já a sua página é o CNPJ da sua empresa.
Recentemente o Facebook incluiu a possibilidade de usar sua página como se fosse um perfil, assim você pode não só fazer postagens na sua página como também comentar em postagens de outros, o que ajuda a divulgar a sua marca.
Entrar em discussões (com comentários relevantes) de públicos relevantes para a sua empresa pode trazer novos seguidores, que podem se transformar em novos clientes.
Outra vantagem é que em sua página você pode ver e analisar métricas importantes para a sua empresa, mas falaremos um pouco mais sobre isso nos próximos passos.
Agora que você sabe as vantagens de ter uma página para a sua empresa, como cria-la?
A criação da página é bem intuitiva, mas o Facebook sempre muda seu layout e sua estrutura, portanto, fazer um tutorial de como criar uma página no Facebook seria o mesmo que colocar uma data de validade neste conteúdo. Então, ao invés de mostrar como criar, traremos, no segundo ponto, algumas dicas relevantes para levar em consideração ao criar a sua página (caso precise de ajuda com a criação da página, procure uma agência de marketing digital como a Debiza Soluções Digitais. Estamos sempre dispostos a ajudar).
2. Otimize a sua página
Se você quer que sua página tenha uma boa performance, ela precisa estar otimizada para isso. Separamos algumas dicas para que você crie uma página funcional.
Dica 1:
Escolha um nome que identifique sua empresa, e nada melhor do que o próprio nome da empresa para cumprir essa função. Isso faz com que sua empresa seja facilmente encontrada. Mas procure pensar em pelo menos 3 nomes, ainda mais se a sua empresa não tiver um nome muito diferenciado. Talvez já existam páginas com o primeiro nome que você pensou.
Pense também em incluir algo que seu cliente pesquisaria, como um produto ou serviço, o que fará com que encontrem sua empresa ao pesquisar por esses termos.
Dica 2:
Use a sua logo na foto de perfil da sua página. Isso fortalece a sua marca e torna fácil a sua identificação. Para a foto de capa, considere usar uma imagem da sua loja ou de seus produtos, mas sempre pensando em algo que atraia a atenção.
Dica 3:
Na descrição da sua página procure usar o método DSA (Destino Simples e Atrativo).
Mostre a transformação que seu produto ou serviço causa nas pessoas (Destino). Use uma frase curta e fácil de lembrar (Simples), e escreva algo que as pessoas queiram (Atrativo).
Talvez não seja fácil encontrar uma descrição DSA logo de cara, mas vale a pena gastar um tempo pensando nisso, visto que essa única frase pode ser a diferença entre uma pessoa se tornar um cliente ou abandonar a página.
Veja a frase da Debiza Soluções Digitais como exemplo:
“Ajudamos a otimizar o seu tempo e aumentar o faturamento da sua empresa por meio da internet”
A frase é simples, mostra o que fazemos e é atrativa, afinal, todos querem ter mais tempo e dinheiro.
Se você tiver dificuldade em criar a frase que descreve sua empresa, confira este post em que explicamos de forma mais detalhada e com exemplos.
Dica 4:
Crie um nome de usuário para facilitar a busca por sua empresa no Facebook. Por exemplo, se depois do domínio do Facebook você digitar /debizasolucoes, você cairá em nossa página (www.facebook.com/debizasolucoes)
Criar um nome de usuário não só facilita encontrarem sua empresa como também torna o link da página mais amigável ao ser compartilhado.
Dica 5:
Preencha todas as outras informações necessárias para completar a sua página. O próprio Facebook te ajuda nesta etapa (e nas citadas anteriormente) com um passo a passo, além de te informar se ainda falta alguma passo.
Não esqueça de preencher todas as informações, o que inclui o endereço do seu site, horários de atendimento, endereço físico, serviços e todas as outras informações solicitadas.
3. Conecte seu Instagram à sua página
Existem pelo menos 3 bons motivos para conectar seu Instagram à sua página do Facebook.
O primeiro é que você pode postar simultaneamente no Instagram e no Facebook. Isso otimiza muito o seu tempo.
Mesmo que você costume programar suas publicações, o que é extremamente recomendado, vez ou outra você talvez precise postar algo de última hora, e quando você tem o perfil empresarial do Instagram conectado à sua página do Facebook, você pode, com um clique, escolher postar o mesmo conteúdo nas duas plataformas ao mesmo tempo.
O segundo benefício é rodar anúncios nas duas plataformas.
Você até pode criar impulsionamentos direto pelo Instagram, o que não recomendamos devido à limitação de opções, mas quando suas contas estão conectadas, você pode rodar o mesmo anúncio em ambas as plataformas, usando o Business Manager ou o Business Suite, sobre o qual vamos falar no próximo ponto.
Rodar anúncios por essas plataformas te permite fazer um anúncio muito mais certeiro e otimizado por conta das várias opções, como a segmentação.
O último benefício é a possibilidade de responder mensagens de um único lugar.
Você não só visualiza e responde as mensagens, tanto do Facebook quanto do Instagram, como também visualiza e pode responder os comentários.
Isso torna as respostas muito mais fáceis e rápidas, e te aproxima de seus clientes.
Para conectar sua conta do Instagram ao Facebook você precisa ter um perfil comercial no Instagram. Mas não se preocupe. Caso o perfil da sua empresa não seja comercial, você pode simplesmente alterar o perfil pessoal para um perfil comercial.
4. Configure seu Meta Business Suite
O Meta Business Suite te permite gerenciar a página do Facebook, o Instagram e o Messenger da sua empresa em um só lugar, e você pode fazer esse gerenciamento tanto pelo computador quanto pelo celular, por meio do aplicativo.
Usar o Meta Business Suite te dá maior controle sobre seu conteúdo e ajuda a otimizar seu tempo, já que você pode criar ou programar publicações, stories e anúncios, além de ver insights para otimizar as atividades.
Se você trabalha com mais pessoas na equipe, por meio do Meta Business Suite você pode conceder permissões para membros da equipe visualizarem, criarem e postarem conteúdo.
5. Publique conteúdo de valor
Muitas empresas usam estrategicamente a postagem de conteúdo para atrair novos clientes. Um conteúdo de valor ativa em seu público alvo o gatilho da reciprocidade, ou seja, você entrega algo de valor, e ele vai querer te retribuir de alguma forma, seja comprando seus produtos ou compartilhando seu conteúdo, o que ajuda a expandir a sua marca.
Evite criar conteúdo apenas para tentar vender. Crie conteúdo que realmente vá ajudar seu potencial cliente de alguma forma. Isso cria proximidade e gera engajamento. Lembre-se: não é sobre você. É sobre o seu cliente!
Se você fez a lição de casa, você conhece bem as dores e desejos do seu público. Transforme isso em conteúdo. Explique como eles podem resolver as dores que eles têm ou como podem alcançar o que desejam.
Quando você se interessa pelas pessoas, você produz conteúdo interessante, e isso atrai novos clientes e fideliza os antigos.
Existem muitas outras ferramentas e dicas sobre como usar o Facebook para alavancar a sua empresa, mas essas são algumas das principais.
Esperamos que este conteúdo tenho sido de valor para você, mas entendemos que algumas configurações, em especial relacionadas aos anúncios, não são tão simples e exigem muito estudo. Você talvez não queira gastar tanto tempo em algo que não é da sua área, o que tornaria seu tempo não tão produtivo.
O propósito da Debiza Soluções Digitais é justamente otimizar o seu tempo e ainda aumentar o seu faturamento. Você pode usar as dicas que demos neste artigo e colocar a mão na massa, ou pode entrar em contato e deixar tudo aos nossos cuidados.
Desejamos boas vendas.
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