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O que colocar na descrição do seu perfil no Instagram?

Atualizado: 4 de jan. de 2023



No momento em que escrevo este artigo, o Instagram é a terceira rede social mais usada no Brasil, com 122.5 milhões de usuários, segunda a pesquisa de julho de 2022 da DataReportal. Isso é mais do que a metade da população brasileira.

Fica claro que o Instagram é uma rede social indispensável para qualquer negócio. Por outro lado, milhares dessas contas são contas comerciais, ou, apesar de ainda não terem o perfil de conta comercial, são contas pessoais que tem atividade comercial.


Como se destacar no meio de tanta concorrência?


São vários fatores a se levar em consideração, dentre eles, o nome de usuário, a frequência e o tipo de postagem, a qualidade das imagens que você posta e a descrição do seu perfil.


É deste últimos que vamos falar neste artigo.



Quando alguém que ainda não te conhece encontra a sua conta no Instagram, ele consegue identificar clara e rapidamente o que você faz? Ou é necessário ler todas as informações, ver várias fotos e ler as legendas para só então identificar o seu negócio?


Se você ainda não tinha parado para pensar nisso, te aconselho a pausar esta leitura, acessar o seu Instagram agora e analisar isso com um olhar crítico. Pode parecer bobagem, mas já me deparei com muitas contas em que não sabia se a pessoa estava vendendo algum produto ou serviço, ou sequer de que produto/serviço se tratava.


Vivemos em um mundo com o ritmo cada vez mais acelerado. Quanto mais os anos passam, menor a paciência das pessoas e mais rápido você precisa captar a atenção delas, ou elas simplesmente deixarão seu perfil e partirão para o próximo, esperando que este entregue o que ela procura de forma mais rápida.


Sendo mais objetivo, de acordo com uma pesquisa feita pelo Statistic Brain Research Institute, você tem basicamente 3 segundos para captar a tenção das pessoas em uma postagem, por exemplo. Se nesse tempo nada na sua postagem chamar a atenção do visitante, você vai passar despercebido. No ano 2000, esse tempo era de 12 segundos.


E é claro, essa pressa se reflete em várias outras áreas, incluindo o seu perfil do Instagram.


Então, o que colocar na descrição do seu perfil para chamar a atenção das pessoas?



Criando sua descrição


Cada negócio tem a sua particularidade, e não existe uma fórmula mágica para criar a descrição perfeita. Mas existem dicas que com certeza farão seu visitante querer ficar por mais tempo. Vou dividir esta parte do post em duas categorias.


Venda de cursos, mentorias...


Primeiro, vamos falar com aqueles que vendem alguma transformação. Como assim? Por exemplo, se você vende um curso, seja presencial ou digital, o seu produto promete tirar a pessoa de um ponto A e levar ao ponto B. Por meio do seu curso, talvez ela conquiste uma nova carreira, passe a ganhar mais ou tenha mais tempo livre. Isso é uma transformação que seu produto causa na vida da pessoa.


Se esse é o seu caso, você vai criar a sua descrição usando o modelo DSA, que foi pensado por um grande nome do marketing digital chamado Erico Rocha. Em outras palavras, a sua descrição deve ser um Destino Simples e Atrativo (DSA).


Destino: é justamente a transformação que seu produto vai causar. O ponto B. É onde seu cliente vai estar depois de consumir e aplicar o que você propõe.


Simples: sua descrição deve ser curta, direto ao ponto e fácil de lembrar. Alguns criam descrições que nem eles mesmos conseguem repetir sem ler, imagine o cliente.


Atrativo: não adianta a sua frase ser curta e fácil de lembrar se não for algo pelo qual as pessoas se interessem. Portanto ela deve ser atrativa.


Vou mostrar alguns exemplos de descrições que seguem o modelo DSA:



Começando pelo perfil do @brunoclark, perceba que sua descrição é um destino simples e atrativo.


“Ajudo profissionais da beleza a faturarem 20 mil por mês”

É um destino porque ele diz onde ele te ajuda a chegar, que é um faturamento de 20 mil por mês. A frase é curta, e o que ele promete é bem atrativo para a maioria das pessoas.


Perceba que ele não informa como ele ajuda os profissionais da beleza a faturarem 20 mil. Essa informação não é relevante nesse momento, e com certeza a resposta está no conteúdo dele, que a pessoa vai ter que consumir para descobrir, o que com certeza levará mais de 3 segundos, momento em que a atenção já foi captada.


Veja outro exemplo:



O segundo exemplo é do perfil @carlosmagnotofi, cuja descrição é:

“Elimine até 18kg em 45 dias, sem passar fome”


O destino é claro, você vai estar com 18kg a menos, e com certeza isso é atrativo pra quem quer perder peso. Além disso, a frase é curta.



Perceba que, novamente, não é informado como ele te ajuda a fazer isso. O importante aqui é captar a atenção da pessoa.

Aqui ele ainda adiciona dois elementos que foram usados de forma estratégica. Ele foi específico, informando quantos dias seriam necessários, e ele também atacou uma dor das pessoas que tentam emagrecer, que é fazer dietas malucas. No caso dele, já é mencionado que você vai perder esse peso sem passar fome.


Nem sempre é necessário ou relevante ser específico. Um exemplo é o ensino de idiomas. Talvez a pessoa leve dois anos pra aprender, mas isso não é atrativo pra ela, então não é uma informação necessária e nem relevante na descrição.


Veja o próximo exemplo:



Esse é do perfil @francescomumfrances.


“Te ajudo a falar o francês de verdade”


Frase simples, informa o destino (falar francês) e atrativa, pra quem tem interesse nesse nicho.


Aqui entra o ponto que mencionamos acima. Não é necessário informar em quanto tempo a pessoa chegará no destino, a não ser que você tenha um método incrivelmente poderoso que ajude a pessoa a chegar no destino em um tempo incrivelmente curto.


Um ponto importante a ser mencionado é que a sua descrição não precisa ser necessariamente uma única frase, como vimos nos exemplos acima.

Veja esse exemplo do perfil @venitogules:



“Do zero a analista em 90 dias”


Essa é basicamente a frase principal dele, mas ele não começa sua descrição por ela. A primeira frase é: “ganho 50k por mês com dados!”. Essa frase já capta a atenção da pessoa, porque não é um salário comum, então é bem provável que a pessoa continue lendo.


Ele também fornece informações que fortalecem a sua autoridade: “+400 mentorados em 9 países”, e também usa o gatilho da especificidade ao informar que a pessoa se tornará um analista em 90 dias, que provavelmente é um tempo bem atrativo pra quem quer entrar na área.


Dicas dadas, vale a pena mencionar que nem todos precisam de uma frase pra chamar a atenção.


Você talvez conheça o Mairo Vergara. Ele já é uma pessoa conhecida por ensinar inglês na internet. Atualmente o seu perfil está dessa forma:



Quem visita o perfil dele provavelmente já o conhece e sabe que ele tem um curso de inglês, então a única informação que ele colocou é que está com uma “super promoção de dezembro”. Mas lembre-se que isso só vale para pessoas/empresas que já são amplamente conhecidas. Se você está começando, precisa fazer com que a pessoa tenha um motivo para permanecer no seu perfil.


Venda de produto físico ou serviço


Agora vamos falar com quem vende algum produto físico ou serviço.


Diferente dos casos acima, aqui você talvez não precise pensar tanto pra criar a sua frase. Não há para onde fugir. Faça a si mesmo a seguinte pergunta: “que informações eu espero encontrar quando acesso um perfil que oferece algum produto ou serviço?”


Pode parecer óbvio, e realmente é, mas muitas pessoas não são claras com respeito ao que fazem.


O que você faz? Você vende ou aluga? É um produto ou serviço? É delivery ou uma loja online?


Informações como essas devem ser óbvias pra que qualquer pessoa entenda, e isso pode ser feito com apenas uma frase.


Vamos ver alguns exemplos:



Esse é um perfil de quê?


Da “maior loja on-line de cachaças artesanais do Brasil”. Simples.


Depois de informar sobre o que é o perfil, o que fazem e como fazem, eles colocam a informação de contato e o site.


Visto que é uma loja online, essa é basicamente toda informação que a pessoa precisa saber, já que uma loja online funciona 24 horas por dia.


Veja agora esse outro perfil:



Perceba que aqui há mais informações, começando pela descrição do que é o negócio: um ateliê de doces.


Logo depois eles incluíram os dias e horário de funcionamento, seguido pelo contato e um link com mais informações.


Esse é um padrão que você vai encontrar nos maiores perfis desse tipo de negócio.


Vamos ao nosso último exemplo:



Esse é o perfil de uma pizzaria.


Perceba que mesmo sendo facilmente identificável pelo @pizzariadonnamorales, eles ainda colocaram logo no começo da descrição que se trata de uma pizzaria artesanal.


Depois adicionaram outros diferenciais da pizzaria, que é a massa de longa fermentação e o molho italiano, seguido pelos dias e horário de funcionamento, terminando com o menu.


Novamente, aqui não tem segredo. Basta pensar como um cliente e você saberá qual informação seu cliente gostaria de ver.



Esperamos ter facilitado a sua escolha do que escrever na descrição do perfil. Se ainda assim está em dúvida, fique à vontade para entrar em contato por um de nossos canais de atendimento. Teremos prazer em dar algumas dicas.


Desejamos todo o sucesso em seu negócio!

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